terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

TeleGenisys - Administre seus servidores pelo Telegram

Fala ae galera beleza??

Um post bem curto e funcional igual o código fonte, varias vezes já me ligaram do trabalho pedindo pra conectar em algum servidor pra reiniciar algum serviço ou pra criar uma regra nova no Firewall, e nesse exato momento eu estava em um churrasco ou em qualquer outro lugar longe do meu notebook, ai tive que sair correndo pra resolver o problema...maaaaaaas se eu conhece-se o meu agora grande amigo Python eu nunca precisaria sair de onde eu estava.


Mas como?

É bem simples, o telegram nos disponibiliza bots para criarmos nossos proprios "programar"para telegram, e ai meus amigos que nosso administrador de servidores fica facin facin de fazer.
Tudo que precisamos fazer é criar um bot no telegram,


Com esse token, já podemos criar um script para enviar e receber mensagens, arquivos, fotos tudo pelo telegram, ai o resto você já imagina como é né, só precisamos tratar as mensagens que recebemos no bot e transforma-las em comandos para nosso servidor. Para poupar o trabalho de vocês já vou disponibilizar o código fonte da minha tool que uso pra fazer isso, mas não se prenda ela, pode usa-la como base, mas melhore ela para que atenda sua necessidade.


Dicas

Tudo que você precisa alterar é a variavel admins, deve inserir o nome de usuario que tem permissão de se comunicar com a bot.
No arquivo api_key.txt você deve inserir o TOKEN que o @botfather te entregou.

OBS.: Se você enviar algum tipo de arquivo, pdf, txt, php, doc, ele vai fazer download no server :D

Pronto meu pupilo agora só aproveitar

3 comentários:

  1. Essa informação me foi útil. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Essa informação me foi útil. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Olá Matheus, eu estou tentando fazer assim:

    Envio o comando para o bot por exemplo:

    /foto

    E o bot me retorna uma imagem que está na web, teria como disponibilizar como seria esse código?

    Obrigado!

    j.kurtt@hotmail.com

    ResponderExcluir